cursos online grátis para freelas

7 Cursos Online Gratuitos para Freelancer

O sucesso do futuro profissional (em qualquer área!) depende da qualificação. Para te ajudar a alcançar resultados cada vez melhores, selecionamos cursos online gratuitos para freelancer que podem te ajudar a ir além!

Quanto tempo da sua rotina você usa para aperfeiçoamento profissional?

O freelancer é um profissional que deve estar sempre melhorando. Isso porque as coisas mudam rápido e diariamente surgem novos e novos profissionais no mercado que buscam autonomia e independência.

Aprender sobre a sua área de atuação é muito bom. Mas não basta.

O freelancer precisa aprender como gerenciar sua carreira, como ser mais criativo, como cuidar melhor do seu tempo, como se relacionar melhor com possíveis clientes, construir networking, apresentar propostas, pensar fora da caixa, organizar seu trabalho, empreender…

Quer aumentar seus ganhos como Freela?
E-book completo e grátis que vai te ajudar agora a aumentar em até 82% o seu rendimento.

 

1. Curso Gratuito de Criatividade

A criatividade é a ferramenta chave de trabalho para qualquer profissional, mas principalmente com quem trabalha com processos criativos, como redatores, designers, criadores de conteúdo e etc.

No entanto, mesmo que você não exerça uma tarefa que exige tanto criatividade, ser criativo faz toda a diferença para você conseguir apresentar propostas inovadores de projetos e se destacar entre centenas de outros profissionais que oferecem o mesmo serviço que você e possuem a mesma qualificação profissional.

Ou seja, é bom ser criativo.

E acredite: você pode aprender como ser ainda mais criativo. A criatividade não é questão de dom, mas sim um conjunto de ferramentas da nossa mentalidade que podem ser desenvolvidas e aperfeiçoadas. O famoso “pensar fora da caixa” pode ser estimulado.

E, se você é freelancer e quer se destacar no mercado, precisa aprender quanto antes como fazer isso.

No curso Criatividade do Sebrae você aprenderá como pensar em soluções inovadores e práticas, unindo estrategias de empreendedorismo com criatividade, aprendendo como evitar o famoso bloqueio criativo.

Informações gerais sobre o curso:

  • 3 Horas de duração;
  • Prazo de 15 dias para concluir;
  • Possui certificado digital.

Clique aqui e acesse o curso completo!

2. Curso Grátis de Gestão de Tempo

A gestão de tempo é o desafio da rotina de todo freelancer. Especialmente quem começou a trabalhar agora por contra própria, saiu de uma rotina fixa de trabalho e se sente perdido entre as tarefas do dia.

Mas não somente esse grupo. Muitos profissionais que trabalham há anos como freelancer ainda se debatem sobre como organizar melhor seu tempo entre diferentes tarefas, diferentes clientes e projetos em desenvolvimento.

E se você trabalha em casa, isso pode ser ainda mais desafiador!

Um curso gratuito sobre Gestão de Tempo, oferecido pelo Senac, pode te ajudar nesses desafios de organizar o seu dia e suas tarefas, sem estresse e de uma forma descomplicada.

O lado bom é que esse curso é bem didático, prático e curto. E você nem precisa fazer cadastro para poder acessá-lo!

Você vai aprender:

  • Ferramenta de foco;
  • Ferramenta de prioridades;
  • Foco e multitarefa;
  • Como negociar prazos;
  • Como dividir tarefas de forma produtiva;
  • Como organizar sua mente.

Ficou interessado? Então separe duas horas do seu dia e se dedique em aprender tudo isso. Clique aqui e acesse o curso.

curso online gratuito feedbacks

3. Como Pedir e Receber Feedbacks

Os feedbacks são muito importantes para a vida do profissional freelancer – tanto para saber como seu trabalho, o que um cliente está achando de um projeto que você tem desenvolvido (e, dessa forma, se pretende ou não contar com você para futuros trabalhos), quanto para ganhar peso na divulgação dos seus jobs.

Afinal, a indicação é a melhor forma de divulgação!

Um erro muito grande de alguns freelancers é justamente não pedir essa resposta do cliente sobre o trabalho que foi desenvolvido. Isso porque pode ser que você não tenha tido um bom desempenho em um projeto e, sem pedir feedback, você não tem como saber o que pode melhorar.

Além disso, ao pedir o feedback você se mostra atento para o cliente e o que ele deseja, ganhando mais a confiança dele e fidelizando.

Mas como pedir feedbacks da forma certa, de modo assertivo? Um pequeno curso desenvolvido pelo Senac ensina em uma série de vídeos sobre isso! Você vai aprender:

  • Como pedir feedbacks;
  • Diferença entre feedbacks e feedfowards;
  • Como pedir feedfoward;
  • Como usar os feedbacks.

O curso é bem simples, não é necessário qualquer tipo de cadastro e você pode começar a fazê-lo clicando aqui e acessando as aulas!

 

cursos gratuitos freelancer para mei

4. Fluxo de Caixa – MEI

Se você, como freelancer, pensa em abrir um MEI (ou seja, se cadastrar como Microempreendedor Individual, regularizando a sua situação trabalhista como profissional autônomo), é necessário saber fazer o fluxo de caixa.

Você precisa saber como fazer o controle de entradas e saídas financeiras. Mas não é somente isso! Aprendendo a fazer o fluxo de caixa, você não somente organiza seus recursos financeiros, como também aprende a fazer a projeção de ganhos e gastos futuros, organizando e planando todo o seu negócio como profissional freelancer.

Neste curso, oferecido também pelo Sebrae de forma gratuita, você aprende como estruturar o movimento de caixa, controlar as entradas e contas a receber, controlar as saídas e contas a pagar e a realizar o fluxo e projeção de caixa.

Você aprende a pensar no seu trabalho como um negócio e a organizá-lo de forma eficiente.

Informações gerais sobre o curso:

  • 3 Horas de duração;
  • Prazo de 15 dias para concluir;
  • Possui certificado digital.

Clique aqui e acesse o curso!

5. Organização pessoal

A organização é um dos maiores desafios de todo profissional freelancer. Não somente a questão de organizar seu tempo e seu trabalho em si, mas organizar sua vida pessoal em conjunto e também suas finanças.

Quando você trabalha por conta própria, ter tudo sobre controle pode ser um desafio exaustivo. E é por isso que enfatizamos a importância de aprender técnicas e conhecer ferramentas que possibilitam facilitar sua vida no dia a dia, deixando que você gaste a sua energia e motivação com aquilo que é realmente seu trabalho.

Já falamos sobre um curso simples de gestão de tempo acima (item 2), mas o curso gratuito de Organização Pessoal disponibilizado pela Escola Virtual da Fundação Bradesco é um curso muito completo que te ajudará a entender a organização na prática, como organizar trabalho, estudos, vida pessoal, tempo e dinheiro. 

 

Informações gerais sobre o curso:

  • Duração de 10 horas;
  • Prazo de 60 dias para conclusão;
  • Idade mínima de 18 anos;
  • Certificado.

Acesse aqui e se cadastre no curso!

6. Empreendedorismo para Freelancer

Muitas pessoas têm uma ideia equivocada do que é empreender. Acreditam que um empreendedor é aquele que tem uma loja, um comércio ou uma empresa com vários funcionários. E realmente é. Mas empreendedor pode ser muito mais que isso!

Mesmo funcionários podem ter um espírito empreendedor e aplicar isso em sua atuação. E o freelancer pode se beneficiar ainda mais com os conhecimentos de empreendedorismo – especialmente porque você gerencia o seu próprio negócio, que é o seu trabalho.

O curso gratuito “Aprender a Empreender” é ofertado pelo Sebrae para quem deseja aprender conceitos básicos de empreendedorismo, marketing e finanças. Você aprenderá sobre tomada de decisões, gerenciamento, apuração de resultados de um negócio, comportamentos de um empreendedor, e muito mais!

É uma oportunidade muito rica para quem deseja expandir sua atuação, entender como melhorar a oferta dos seus serviços, divulgar o seu trabalho, alcançar mais clientes e ter um bom gerenciamento da própria carreira.

Informações gerais sobre o curso:

  • 16 Horas de duração;
  • Prazo de 30 dias para concluir;
  • Possui certificado digital.

Clique aqui e acesse o curso!

cursos gratuitos freelancer marketing

7. Cursos gratuitos de Marketing Digital

Todo freelancer precisa saber sobre marketing digital – como se posicionar, como divulgar seu serviço, construir espaço de indicações e feedbacks de clientes, atrair novos clientes… Enfim! Você precisa aprender a divulgar o que você faz.

No Sebrae existem 4 módulos de cursos gratuitos de marketing digital com conteúdo que pode tanto beneficiar você na divulgação de seus serviços, como podem ajudar você a conhecer mais do assunto para ajudar seus clientes – especialmente se você é um freelancer que trabalha com criação de conteúdo, redes sociais ou como assistente virtual.

Nesses módulos você aprende:

  • Como construir um planejamento digital;
  • Conceitos do marketing digital;
  • Makerting de conteúdo;
  • Funil de vendas;
  • Jornada de compra;
  • Landing Page;
  • Estratégias de posicionamento de conteúdo;
  • Mensuração de resultados;
  • Técnicas de Copy;
  • Como ganhar relevância nas redes.

Além desses tópicos, você aprende muito mais em um conteúdo prático e direto.

Informações gerais sobre os cursos:

  • Cada módulo possui 1 hora de duração;
  • Há 4 módulos de curso de marketing digital;
  • Você tem até 15 dias para concluir cada módulo;
  • Cada módulo possui certificado digital individual.

Clique aqui e acesse o curso (módulo 1)!

 

Os cursos online gratuitos são uma forma maravilhosa de você aprender como ser um profissional melhor e se destacar. Quando mais você aprende (e aplica), mais você se destaca no mercado que já é bastante competitivo.

Dentro dessas plataformas (Fundação Bradesco, Sebrae, Senac) você encontra ainda mais cursos de variados temas: organização, criatividade, inovação, tecnologia, educação, empreendedorismo, finanças, negócios… Se você souber aproveitar, poderá aplicar muitas coisas na sua atuação como freelancer e impulsionar a sua carreira.

Ser freelancer é aprender o tempo inteiro como pensar fora da caixinha e inovar!

Aproveite e compartilhe esse link com amigos que também estão nessa jornada com você!

Quer aumentar seus ganhos como Freela?
E-book completo e grátis que vai te ajudar agora a aumentar em até 82% o seu rendimento.