dicas para social media

6 Jobs de social media freelancer para oferecer agora!

Toda pessoa que trabalha com divulgação de seus produtos e/ou serviços nas redes sociais precisa contratar um profissional para jobs de social media. Mas o que você pode oferecer? E como ganhar mais dinheiro com social media?

Hoje em dia todo mundo precisa estar nas redes sociais. Desde médicos a cantores, todos os profissionais que oferecem os seus serviços e marcas que oferecem seus produtos precisam estar com uma forte presença nas principais redes: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e até mesmo YouTube.

Tudo isso dependerá bastante, obviamente, do seu nicho e do seu público. E o que se espera de um profissional da área de social media é que saiba como trabalhar com essas diferentes demandas.

Porém, o que você pode oferecer a final? O social media faz apenas as publicações das redes sociais? Ou faz apenas o atendimento ao público, respondendo direct, comentários e afins?

Listamos 7 serviços que você pode oferecer e agregar em suas propostas para jobs de social media freelancer!

Quer aumentar seus ganhos como Freela?
E-book completo e grátis que vai te ajudar agora a aumentar em até 82% o seu rendimento.

Criação de conteúdo

A primeira coisa que as pessoas pensam quando fala em contratar um social media é na criação e gestão do conteúdo das redes sociais.

Afinal, nós vivemos em uma época em que conteúdo é muito importante – mesmo que as pessoas realmente não consigam absorver tudo que leem e ouvem durante o dia, elas sentem a necessidade de seguir e acompanhar pessoas que tem algo a oferecer.

Mas, por exemplo, se você é um coach, palestrante e escritor, você não vai ter muito tempo para estar sempre pensando em conteúdo para as redes, escrevendo este conteúdo e publicando em suas redes sociais, especialmente se você já não tinha esse hábito antes.

O mesmo acontece com vários profissionais das mais variadas áreas como, por exemplo, profissionais da área da saúde: dentistas, fisioterapeutas, psicólogos, dermatologistas… Enfim, você vai usar o seu tempo para estar atuando em sua área ou então estar aprendendo mais e se profissionalizando.

E aí que torna tão importante a atuação de um social media para ajudar a criar esse conteúdo de qualidade. E você, que trabalha como freelancer, pode oferecer o serviço e ganhar bastante dinheiro com isso!

Você pode trabalhar de algumas formas diferentes: criando o conteúdo do zero para o cliente, pesquisando por conta própria sobre o assunto, ou buscando com ele uma forma equilibrada em que ele envia materiais (aulas, palestras, áudios) sobre os assuntos que gostaria de tratar nas suas redes e você utiliza o material de base para a produção do conteúdo.

Além disso, você pode trabalhar somente com a criação dos textos ou também a criação do conteúdo completo com textos e imagens, criando uma identidade visual para o seu cliente e uma linguagem visual própria.

Quanto mais você estudar sobre o assunto, mais você conseguirá descobrir novas formas de agregar valor aos seus serviços de social media!

jobs de social media

Criação de stories

Os stories são uma das melhores formas de qualquer pessoa divulgar o seu negócio e cada vez mais eles estão tomando o espaço e tempo de quem usa o Instagram – que, aliás, é a rede social do momento!

Não é a toa que você vê a cada mês lançando mais e mais funções específicas para stories, que até poucos meses atrás mal tinha filtros diferentes para tirar foto! Ou seja, é nessa parte do Instagram que você precisa estar chamando atenção.

Claro que nem sempre todo mundo tem tempo de pensar em todo dia fazer um conteúdo diferente para o seu perfil – e além de planejar os temas, produzir o conteúdo.

Por isso, você como social media, pode oferecer diversas funções diferente, como, por exemplo, stories com interação com o público – como caixinhas de perguntas, enquetes, questionário, em que você pensa nos temas para engajar o público e produz as perguntas e responde.

Além disso, você e o seu cliente podem pensar em formas de criar um conteúdo, em que ele manda vídeos completos de até 2 minutos sobre determinado assunto e você fica encarregada de editar e postar no melhor horário.

Produzir conteúdo criativo e que pode ser compartilhado nos stories é também uma forma de bombar o perfil, como, por exemplo, os templates que podem ser repostados por outras contas.

Assim, você consegue aumentar o valor do seu trabalho e passar a ganhar mais!
  Na hora de oferecer os seus serviços ao cliente, é muito importante você conseguir detalhar todas essas pequenas funções que fazem toda a diferença no engajamento!

Roteiros para gravação

Você, como social media e criador de conteúdo para redes sociais, sabe muito bem o que funciona em cada formato. O tipo de vídeo e assunto que vai melhor em uma live, em um vídeo de IgTV, em stories curtos do dia a dia…

Mas seu cliente muitas vezes vai estar perdido. E é nisso que você pode oferecer uma ajuda extra.

Por exemplo, que tipo de conteúdo conseguiriam engajar mais o público nos stories, a ponto das pessoas realmente responderem aos stories, procurarem saber mais e criar uma conexão? E qual conteúdo seria mais compartilhável, para ser postado do IgTV e o seu público conseguir compartilhar com outras pessoas, marcar amigos? Além disso, qual é o assunto que mais vai bem em uma live para criar autoridade com audiência?

Percebe? Cada meio tem uma função diferente e saber mostrar isso para o seu cliente fará toda a diferença no seu trabalho.

Você conseguindo mostrar a importância dele estar em cada meio de uma forma diferente é uma forma de você mostrar a importância do seu trabalho em ajudá-lo a construir esse conteúdo de forma dinâmica e útil.

E aí você pode oferecer mais um serviço: criação de roteiros para gravação. Afinal, de uma coisa já ficou claro: o audiovisual é uma peça chave das redes sociais!

Calendário editorial

Calendário editorial é um termo muito conhecido por jornais e revistas, mas que se popularizou também na criação de conteúdo online, inclusive de redes sociais.

De qualquer modo, o calendário editorial é uma tarefa do social media que ficará responsável pela criação de conteúdo das redes sociais de um cliente. Mas você também pode oferecer esse serviço (ou agregar seu valor) separadamente.

Muitas pessoas buscam um social media com a orientação de ajudar na criação do conteúdo, mas nem sempre eles estão dispostos a deixar que o profissional realmente crie esse conteúdo. Afinal, estes clientes normalmente querem produzir algo próprio, com seu toque pessoal.

O que você pode fazer, então?

Cobrar pela criação de um calendário editorial. Essa é uma tarefa em que você vai pesquisar sobre temas em alta, quais assuntos engajam mais o público, qual a forma a ser abordada tem melhores resultados de engajamento e, inclusive, as diferentes formas em que serão produzidas.

Por exemplo, durante o mês: quantos posts serão publicados em feed? Quais os posts que serão publicados em mais de uma rede social? Em quais redes sociais terá conteúdo? Qual a frequência de cada uma? Em quais redes sociais terão conteúdos exclusivos para aquele rede? Quais conteúdos são esses? E muitas outras decisões…

É basicamente um trabalho de pesquisa e planejamento para ajudar o seu cliente a criar o próprio conteúdo, não ficar sem ideias ou não se perder em meio a tantas funções.

calendário editorial social media

Análises das redes

Além de tudo isso que você pode fazer e oferecer, tem um job a mais que está incluso normalmente com os outros trabalhos, mas que você também pode oferecer separadamente ou agregar em valor cobrado, que é o de análise.

A análise funciona como uma análise de métricas da rede social para entender quais conteúdos têm melhores perfomances. Por exemplo, dentro do YouTube, você pode analisar:

  • Qual assunto o público assiste mais?
  • Qual assunto chama mais atenção pelo título?
  • Quanto tempo seu público assiste?
  • Quais medidas ajudam a melhorar o alcance?
  • Quais medidas ajudam a aumentar o tempo do público assistindo ao vídeo?
  • Quais temas geram mais engajamento (comentário, like, compartilhamentos)?
  • Quais assuntos são mais pesquisados?

Dentro do Instagram, funciona da mesma forma, assim como em outras redes sociais como Twitter, LinkedIn, Facebook…

O seu trabalho então é organizar todas essas análises e informações e rastrear comportamentos. Ou seja, quando fala de assunto X o público engaja de Y forma. E assim você pode traçar planos melhores para aumentar engajamento e alcance dentro da plataforma que você está analisando.

Para isso é muito importante que você saiba fazer planilhas, análises, traçar informações, causas e resultados e entregar tudo isso de uma forma clara ao cliente – que pode ser por reunião, mas também é interessante ter um material como um planilha, um slide ou um pdf para que ele possa consultar também.

Consultorias

E se você já é um social media experiente, que entende do assunto, acompanha as principais mudanças das redes sociais e consegue até mesmo prever algumas coisas, você pode oferecer um serviço ainda mais valioso: as consultorias.

Mas, calma! Para prestar consultoria é realmente muito necessário que você tenha algo de valor para oferecer ao seu cliente e que ainda consiga ajudá-lo em suas dúvidas.

Normalmente, as pessoas buscam por consultoria quando:

  • Querem construir autoridade nas redes sociais;
  • Tentaram diversas ações, mas não obtém resultados nas redes;
  • Desejam aumentar mais o engajamento e construir um público maior;
  • Estão mudando a sua presença nas redes sociais;
  • Não sabem como construir a sua marca e passar a mensagem apropriada ao público;
  • Buscam aprender mais sobre as principais ferramentas que estão disponíveis para sua divulgação.

Para você prestar uma consultoria é muito importante entender muito desses pontos e saber bastante sobre marketing e marketing digital. Nesta consultoria você vai ensinar ao cliente as principais coisas que ele precisa saber, tanto em teoria quanto em prática, para conseguir obter melhores resultados.

É uma grande responsabilidade, mas, dependendo do conteúdo de valor que você tem a oferecer, é uma excelente forma de ganhar muito mais dinheiro com a sua experiência de social media.

social media consultorias

E aí, o que você está esperando para começar a oferecer esses jobs de social media e começar a ganhar dinheiro nesse ramo? Comenta aqui embaixo qualquer dúvida para que possamos te ajudar!

Quer aumentar seus ganhos como Freela?
E-book completo e grátis que vai te ajudar agora a aumentar em até 82% o seu rendimento.