métodos de produtividade

3 Métodos de produtividade para todo freelancer

Ser produtivo é um desafio diário para freelancers. Por isso, precisamos sempre conhecer métodos de produtividade que nos ajudem a mudar hábitos de procrastinação. Conheça esses 5 que podem te ajudar HOJE!

Você começa a trabalhar, checa o seu e-mail, adia uma tarefa para mais tarde, dá uma volta pela casa, assiste um episódio da Netflix e de repente se pergunta: como o dia passou tão rápido sem que eu tenha feito nada do que deveria? A resposta é simples: a procrastinação engoliu o seu dia.

Só que a procrastinação é um hábito que (como todo hábito) é reforçado por padrões de comportamentos, gatilhos e recompensas.

Por isso, começar a mudar seus comportamentos diários, mudando as recompensas é um excelente início para vencer a procrastinação e começar a dar check nos itens da agenda. Para te ajudar, nós escolhemos 3 dos melhores métodos de produtividade para todo freelancer! Será que você conhece algum deles?

Técnica Pomodoro

Já viu filmes americanos em que alguém está cozinhando e usa aquele aparelho em formato de tomate para “despertar” quando for o momento de tirar a comida do forno? Pois bem, foi assim que surgiu a técnica Pomodoro, um dos melhores métodos de produtividade.

Quer aumentar seus ganhos como Freela?
E-book completo e grátis que vai te ajudar agora a aumentar em até 82% o seu rendimento.

O seu criador foi Francesco Cirillo, que resolveu pegar esse timer em formato de tomate (pomodoro, em italiano) para conseguir se concentrar mais em suas tarefas. Portanto, a cada 25 minutos o timer emitia o barulho e Francesco se dava 5 minutos de descanso após os 25 minutos de total concentração em suas tarefas.

Algumas pessoas usam a técnica de forma diferente, dando, por exemplo, 50 minutos de concentração nas tarefas para 10 minutos de descanso. Ou uma hora e meia de concentração para meia hora de descanso.

O ideal é você adaptar bem dentro da sua rotina isso e seguir à risca: o momento de concentrar é para tirar todas as distrações de perto e se dedicar 100% ao que está fazendo, assim como o momento de descanso é para ficar longe das tarefas.

Isso é algo básico de todo hábito: ele surge com um gatilho e após vem a recompensa.

Portanto, se você quer assistir um episódio de 20 minutos da série, coloca 50 minutos de tarefa. O mesmo vale para olhar redes sociais, fazer um lanche ou qualquer outra coisa pequena que tira seu foco da tarefa.

Mas também é necessário colocar metas realistas. Se você tem dificuldade em ficar concentrado em atividades, não vá colocar 2 horas de total foco sem distração para apenas ter um descanso maior, ok?

Existem aplicativos para isso no celular e também até extensão em navegador que permite que você bloqueie sites que podem tirar sua concentração durante o tempo que você mesmo estipula para estar focado em uma tarefa.

técnica de pomodoro para produtividade

Kanban

Kanban é um método que, inicialmente, era usado por grandes empresas para realizar a gestão e o controle de fluxo de estoque. No entanto, ele começou a ser usado também para o gerenciamento de tarefas. Basicamente, você precisa de um quadro e cartões que podem ser migrados para diferentes etapas, como post-its.

Como técnica de produtividade, é um dos melhores sistemas para quem tem muitas tarefas e que precisa ter de forma clara e visual tudo que precisa ser feito durante o dia.

A ideia é usar post-it coloridos diferentes para cada etapa: para fazer, fazendo e feito. Muitas empresas também usam esse sistema especialmente quando existem tarefas compartilhadas entre diferentes profissionais e etapas.

Por exemplo, se você trabalha como redator freelancer o seu texto passa por etapas para estar pronto: pesquisa, escrita, revisão. Em alguns casos, você faz SEO, em outros precisa diagramar, ou adicionar imagens. Esse sistema também pode ajudar nisso. Assim, você monta linhas no seu quadro especificando cada etapa para que cada texto precisa passar para ser concluído e enviado.

Além disso, outro ponto positivo do método de produtividade Kanban é que ao dividir uma grande tarefa em pequenas etapas, isso te ajuda a evitar a procrastinação.

Aquele sentimento de olhar para uma tarefa que demanda diversas ações e muito tempo desaparece quando tudo que você precisa fazer é vencer uma pequena etapa por vez até concluir a sua atividade.

Enfim, sempre dá para você adaptar para a sua realidade. E você também pode fazer isso usando aplicativos e sites como Trello.

método de produtividade KanBan

Flylady para freelancer

O Fly Lady não é um método de organização para trabalho, e sim para organização da casa. Mas eu acredito que todo o conceito desse método de organização seja muito produtivo e possa ser aplicado em determinados aspectos do nosso trabalho como freelancer também! Como isso?

O Fly Lady tem várias “tarefas”, mas basicamente consiste em você criar duas rotinas, uma matinal e outra noturna, para agilizar toda a sua rotina diária.

O conceito básico desse método é que você precisa separar 15 minutos para destralhar de manhã e, depois, à noite também.

No contexto da casa, isso significa organizar “por cima” as coisas, para quando você for organizar cada cômodo o trabalho fique mais simplificado e você não perca tanto tempo. Além disso, fazer isso diariamente ajudará a manter a sua organização por muito mais tempo sem que os ambientes virem uma “zona” em dois dias, por exemplo.

Para o contexto da rotina do freelancer, a adaptação é você destralhar sua agenda. Ou seja, separe 15 minutos antes de realmente trabalhar para pode fazer todas aquelas tarefas pendentes que vão te impedir de prosseguir bem o seu trabalho.

Por exemplo: ligar para um cliente, tirar determinada dúvida, mandar algo para aprovação, ler um e-mail, responder mensagens, editar algo simples. Todas essas tarefas que você diz que vai fazer depois e, quando percebe, se acumularam.

Se o seu desafio de produtividade trabalhando em casa for realmente tarefas domésticas, mais fácil ainda de aplicar.

Enfim, fazendo todas essas pequenas tarefas em 15 minutos você já consegue limpar a sua agenda e eliminar atividades que, provavelmente, apenas te faria procrastinar durante todo o dia.

3 Métodos de produtividade para todo freelancer 1Quando o assunto é produtividade, não existem muitas regras. Algumas pessoas funcionam bem com alguns métodos, outras não. O ideal é você sempre testar diferentes métodos de produtividade. Esses três que escolhi acredito serem os mais fáceis de serem aplicados a qualquer realidade – além disso, você pode utilizar os três juntos em uma rotina.

Trabalhar como freelancer – especialmente em casa – não é fácil. E, por isso, organização é um elemento fundamental para que você consiga entregar um trabalho bem feito e satisfatório, sem se estressar!

 

Quer aumentar seus ganhos como Freela?
E-book completo e grátis que vai te ajudar agora a aumentar em até 82% o seu rendimento.