planejar o dia para trabalhar

8 Dicas para planejar o dia para trabalhar freelancer

Em meio a tantas tarefas, muitas pessoas que trabalham em casa perdem prazos e se estressam por não saber como planejar o dia para trabalhar como freelancer. Separei 8 dicas práticas do que você pode fazer para começar hoje a organizar melhor seu tempo.

Trabalhar como freelancer parece ser fácil, mas não é. Muitas pessoas criam essa imagem ilusória de que você trabalha a hora que quer, quando quer e como quer – de pijama, acordando as 11 da manhã, não tendo prazos para cumprir…

Mas isso não poderia estar mais longe da realidade!

Claro que você pode acordar às 11 da manhã – e passar o dia todo de pijama, também. Mas uma coisa é certa: quanto mais você trabalha, mais você recebe. Ou seja, independente do que você está vestindo e a hora que acorda ou vai dormir, você tem prazos de entregas e tem que trabalhar um determinado número de horas por dia.

Para isso, é muito importante ter uma rotina de trabalho. Sim, rotina. A tão temível palavra!

Quer aumentar seus ganhos como Freela?
E-book completo e grátis que vai te ajudar agora a aumentar em até 82% o seu rendimento.

Criando uma rotina para trabalhar como freelancer

Uma rotina vai te ajudar a fazer o seu trabalho todos os dias da melhor forma possível, pois fica mais fácil não pular etapas do trabalho, não esquecer prazos, e conseguir dar conta de todas as demandas. Existem diferentes tipos de trabalhos para quem é freelancer, mas você sempre pode criar uma rotina própria para a sua realidade.

Então, vamos lá? 8 Dicas práticas para você montar a sua rotina de acordo com suas demandas e possibilidades e planejar o dia para trabalhar como freelancer.

1. Defina horários

Quantas vezes você estava trabalhando e se lembrou que tinha que ter colocado a roupa na máquina de lavar? Ou que tinha prometido que naquele dia ia lavar o banheiro?

Quem faz home office sabe que na hora que nossa mente quer procrastinar ela inventa as desculpas mais produtivas para não fazer o que precisa ser feito. E, com uma rotina, isso tem menos chances de acontecer.

Por isso, é importante você definir horários para:

  • Começar a trabalhar;
  • Terminar de trabalhar;
  • Pausas durante o trabalho para conferir e-mail e responder mensagens;
  • Fazer tarefas de casa;
  • Descansar a mente e ter entretenimento.

Com horários bem definidos e uma mente disciplinada, você vai conseguir parar de deixar tarefas pela metade para fazer tarefas domésticas ou até mesmo assistir um episódio daquela série que você estava vendo na Netflix.

2. Liste suas tarefas um dia antes

Muitas pessoas deixam para listar na agenda tudo que precisa fazer no dia em que tem que ser feito. Mas isso acaba prejudicando um pouco a sua produtividade.

Quando você lista no dia anterior você tem em mente tudo aquilo que é prioridade para o seu dia e evita tentar encaixar atividades que, provavelmente, você não conseguirá cumprir ou que não tem uma grande necessidade ser feita naquele dia.

Mas ao lista as tarefas no próprio dia você pode cair na tentação de querer encher a sua agenda, mesmo que lá no fundo você saiba que não vai conseguir cumprir tudo aquilo.

planejar o dia com as prioridades

3. Agenda produtiva

Um erro que muitas pessoas que trabalham por conta própria comentem é entender errado a organização de uma agenda.

A forma com que você escolhe as tarefas para a sua agenda pode ser um fator determinante para aumentar a sua produtividade, ou para acabar de vez com ela. E ter noção disso é fundamental na hora de planejar o dia para trabalhar como freelancer.

Uma agenda produtiva não tem nada a ver com uma agenda cheia. Muitos profissionais, quando organizam as suas tarefas um dia antes, acabam se animando tanto ao começar o dia sendo produtivo e realizando tarefas com mais agilidade que colocam ainda mais tarefas em um dia – e isso acaba com a produtividade.

Ou seja, você se organizou para trabalhar 6 horas na segunda-feira. Mas percebeu que conseguiria terminar tudo com apenas 5 horas de trabalho e então colocou mais tarefas para a sua agenda, o que te obrigou a, no fim, trabalhar por 7 horas.

Aprender a se contentar com a sua produtividade e descansar é algo muito importante para conseguir manter uma rotina produtiva.

4. Imprevistos planejados

Ainda falando sobre a organização da agenda para planejar o dia para trabalhar, é importante deixar espaços livres em sua agenda para conseguir ser mais produtivo.

Quem já é freelancer sabe o quanto imprevistos surgem sempre nos dias mais caóticos possíveis. Naquele dia que você se planejou para fazer mil tarefas, que seu tempo está esgotado, que você está sem energia é o dia que vai surgir imprevistos.

Mas, ao organizar o seu dia, você também pode deixar um espaço para lidar com imprevistos – clientes que pedem para rever determinado trabalho, para refazer algo, para lidar com demandas da sua própria casa. Enfim, qualquer imprevisto que possa surgir.

Por isso, se você quer trabalhar por X horas no dia, preencha sua agenda com tarefas que ocupam apenas 90% desse tempo. E, se o imprevisto não surgir, você ganha um tempo a mais para descansar e se programar para o próximo dia.

 

5. Comece pelo mais difícil

Na hora de planejar o dia para trabalhar é importante você organizar as tarefas com prioridades e aquelas que não são tão prioritárias assim. Mas, além disso, é essencial que você também tenha em mente o que é mais fácil de fazer e o que é mais difícil.

Começar pelo mais fácil é sempre tentador, pois queremos riscar logo vários itens da lista, né?

Mas, imagine essa cena: você tem 8 tarefas no dia. 6 fáceis, 2 difíceis. Você começou o dia e fez todas as fáceis primeiro e, querendo ou não, essas tarefas acabam cansando também e aí no final do dia você ainda vai ter que encarar aquelas 2 tarefas difíceis que evitou o dia todo.

Imagine agora que você faça diferente. Você começou o dia encarando o mais difícil e depois de cumprir as duas tarefas, tudo que você precisa fazer agora é fácil. Isso vai te dar gás para encarar as 6 tarefas que restam com ânimo e motivação, pois o “pior” já passou.

produtividade

6. Divida tarefas grandes demais em pequenas tarefas

Pensando na minha realidade, que trabalho há anos como redatora freelancer, dividir a minha grande tarefa – produzir um artigo – em pequenas tarefas – pesquisar, reunir informações, escrever, revisar, adicionar imagens, ajustar SEO – é uma forma que eu achei de produzir melhor e não me perder entre tantas etapas.

Além disso, é muito difícil você encarar aquela tarefa na sua agenda que você sabe que é muito difícil de fazer. Mas se você anotar também as etapas, conforme você for dando check em cada etapa, vai se sentir mais motivado e vai perceber que são várias ações que compõe uma tarefa só.

 

7. Conheça técnicas de produtividade

Existem diversas técnicas diferentes para aumentar a produtividade. Mas é importante ter em mente que não é porque algo funcionou para outra pessoa que vai funcionar para você também. Por exemplo, tem pessoas que funcionam bem com a Técnica Pomodoro, enquanto outras funcionam melhor com a Teoria de Pareto.

O importante, nesse caso, é você testar técnicas diferentes, analisar com qual você se dá melhor e entender como você funciona. Por isso, não desanime se você ouviu todo mundo falar que determinada técnica é a melhor do mundo para se tornar uma pessoa produtiva e, quando você foi testar, não funcionou com você.

8. Cuide da sua energia

Trabalhar como freelancer envolve muito você estar bem para conseguir fazer o seu trabalho. E não é todo dia que estamos com a energia lá no alto, super produtivos e animados para fazer todas as tarefas da nossa agenda, né? Por isso ter momentos para conseguir cuidar da sua energia é importante.

Evite trabalhar demais para não gerar um esgotamento mental e também planeje o seu dia de forma que você saiba que vai conseguir se manter com energia.

Por exemplo, tem pessoas que sabem que se fizerem pausas de mais de 10 minutos entre um tarefa e outra não consegue voltar a focar no trabalho depois. Outras pessoas preferem trabalhar 3 horas seguidas e pausar 1 hora.

O segredo está em você descobrir como você funciona e qual é a melhor forma de planejar as tarefas e pausas de modo que você se sinta com energia para fazer tudo.

 

E aí? Como você planeja o dia para trabalhar como freelancer? Compartilha aqui a sua dica também!

 

Quer aumentar seus ganhos como Freela?
E-book completo e grátis que vai te ajudar agora a aumentar em até 82% o seu rendimento.