Sobre: Conheça nossa equipe

Sobre: Conheça nossa equipe 1

Sobre o Foca e Faz

Trabalhar de casa, através da internet e por conta própria é o sonho de muitos profissionais. E, realmente, as vantagens são muitas! No entanto, os desafios vêm em mesmo número. Por isso, ao ingressar no mundo freelancer é comum que todo mundo se sinta um pouco perdido. Afinal, ainda não existe um manual com todos os segredos sobre como ser freelancer.

Se você está começando agora ou já tem anos de experiência, sabe que as dúvidas são muitas…

Como se manter produtivo? Como montar uma rotina que funciona? Como encontrar novos trabalhos? Como obter estabilidade financeira trabalhando por conta própria? Como fidelizar clientes? Como se aperfeiçoar continuamente? Como trabalhar com freelancer mantendo a produtividade e criatividade todos os dias?

Foi pensando em todos esses questionamentos e dificuldades diárias que o profissional freelancer enfrenta que o Foca e Faz surgiu.

O Foca e Faz é um site onde você encontra melhores artigos, criados a partir de experiências reais com pesquisas aprofundadas sobre os temas de produtividade, criatividade e carreira freelancer, com dicas reais que funcionam para a realidade freelancer, para ajudar você a alavancar sua carreira e transformar o seu talento em um verdadeiro negócio.

Quem escreve?

Sobre: Conheça nossa equipe 2

Aléxia Macêdo

Trabalhando como freelancer desde os meus 14 anos, eu aprendi muitas coisas sobre esse universo. Ao longo dos últimos anos cometi inúmeros erros e acertos que me ajudaram a, hoje, viver plenamente como redatora freelancer profissional.

Tenho 22 anos, sou graduada em Ciências Sociais pela UFRJ, mas meu coração pertence completamente à comunicação. Por isso, uni tudo aquilo que mais gosto de fazer – estudar, ler, trabalhar e criar – em uma plataforma que ajude as pessoas a ingressarem na carreira freelancer sabendo tudo aquilo que eu gostaria de saber quando comecei 8 anos atrás.

Aqui, você encontra tudo que aprendi e fez parte da minha jornada profissional – e tudo que eu gostaria de ter feito diferente e melhor nesses últimos anos – para que você possa dar passos cada vez mais certeiros na realização profissional como freelancer.

Você pode falar comigo pelo Instagram ou pelo meu e-mail pessoal: [email protected]

Sobre: Conheça nossa equipe 3

Diego Castro

Advogado (OAB/PI 15.613) e especialista em Direito e Marketing Digital, trabalho com a internet há mais de 7 anos, desde a criação do meu primeiro pequeno site, que chegou a ter meio milhão de visitas por mês, depois de muito trabalho e suor.

Sou Formado pela Faculdade das Atividades Empresariais de Teresina e atualmente posso ser encontrado pelo meu site https://diegocastro.adv.br/ ou pelo email [email protected]

Durante este tempo, me especializei em SEO, ou seja, em como fazer com o que os sites apareçam de forma orgânico nos resultados de busca no Google.

Junto com a Aléxia, criamos o Foca e Faz para ajudar quem trabalha nesta área e quer aumentar seus ganhos e produtividade, ou até mesmo quem ainda não começou.

Durante minha atuação na internet, me especializei também Direito Digital, atendendo quem trabalha com Marketing Digital na resolução de conflitos, principalmente com Freelancers, e vou, através dos meus artigos e vídeos, te ajudar a não ter dores de cabeça ao trabalhar online.

Sobre a criação dos artigos:

No Foca e Faz levamos muito a sério o que escrevemos.

Sabemos que estes textos, vídeos e explicações, podem mudar uma vida, por isso criamos um procedimento para termos certeza que tudo que colocamos na plataforma, está na realidade e realmente irá ajudar quem está lendo.

Dividimos em etapas.

1 – Pesquisa e análise de busca

O primeiro passo na criação de qualquer artigo para o Foca e Faz é a busca pelo o que nossos leitores querem e precisam.

Para realizar esta análise consideramos não só as buscas de palavras chaves do Google, mas também as principais dúvidas e intenções de busca.

Nesta análise consideramos a função do artigo para quem irá ler, o impacto e a real ajuda que aquele artigo ou vídeo irá ter na vida das pessoas, buscando sempre maximar todos estes campos.

Nossos leitores também enviam dicas e dúvidas, que podem virar artigos completos. Você pode enviar o seu falando conosco no Instagram ou no nosso e-mail: [email protected]

Após decidimos o tema, vamos para a pesquisa.

2 – Pesquisa e estudo do tema

Se há algo que não gostamos é de artigos mal escritos, feitos apenas para preencher um buraco, ou feito nas pressas e com informação defasada ou errada.

Por isso este passo é um dos mais demorados e cruciais na criação de qualquer artigo para o Blog.

Primeiro analisamos e lemos sobre o tema, sempre inserindo nossa experiência pessoal e buscando de fontes nacionais e internacionais de confiança.

Esse estudo, claramente, não se limita só a internet, mas também a livros e nosso próprio conhecimento.

Após a pesquisa vamos a criação.

3 – Criação do conteúdo

Esta estapa é sempre a melhor.

Como amamos escrever, e já temos o conhecimento necessário que realizamos na etapa passada, é hora de estruturar e colocar tudo isso no papel.

Sempre buscamos deixar a leitura agradável, com imagens únicas e que chame a atenção dos nossos leitores.

É importante que cada artigo transmita algo único e que cumpra sua função que se propôs, sem enrolação ou textos longos demais apenas para chegar em uma certa quantidade de palavras.

Após a criação, vamos para a última, mas não menos importante.

4 – Revisão e postagem

Esta é a última etapa, mas que garante que tudo que irá para o site, canal do youtube ou qualquer rede do Foca e Faz, tem a qualidade que você merece.

Na revisão, sempre buscamos que quem revise difira de quem escreveu, como uma forma interna de controle de qualidade.

Nesta revisão é levado em conta não só o português, mas também a clareza do texto, a veracidade e atualidade das informações, assim como a qualidade geral do conteúdo.

Após revisado e corrigido, é feito a postagem no website, junto com a criação das imagens (Feitos pela Alexia), títulos e parte técnica do SEO (Feito pelo Diego) para que o site esteja otimizado não só para nossos leitores, mas também para o Google.