técnicas para diminuir a ansiedade

Técnicas para aliviar a ansiedade e ser produtivo

A ansiedade, o estresse e o cansaço acabam atrapalhando a produtividade e fazendo mal a sua saúde. Mas com alguns exercícios você consegue desenvolver técnicas para aliviar a ansiedade e cuidar da sua saúde mental mesmo em uma rotina intensa de tarefas.

Muitas vezes a nossa rotina, especialmente de quem trabalha como freelancer, pode exigir muito de nossa saúde mental.

As inúmeras tarefas, prazos apertados, produtos que se acumulam e o tempo que parece estar sempre contra nós, estes são alguns dos motivos que podem causar ansiedade.

Além disso, nem sempre conseguimos ser tão produtivos quanto queremos e aí vem a insatisfação, irritação, medo, insegurança, cobranças…

Você abre o Instagram para se inspirar ou ter pelo menos 5 minutos para aliviar a sua mente e se sente ainda mais culpado quando vê quantas pessoas estão sendo produtivas e sempre fazendo algo mil vezes mais interessante que você.

Quer aumentar seus ganhos como Freela?
E-book completo e grátis que vai te ajudar agora a aumentar em até 82% o seu rendimento.

Ufa. A vida não é nada fácil, né? Mas também não precisa ser tão difícil!

Pesquisando sobre o assunto, reuni algumas técnicas e exercícios que podemos aplicar na nossa rotina e que ajudam a reduzir a ansiedade, pensar melhor a respeito das nossas tarefas e sermos produtivos respeitando nossos processos pessoais.

Ser produtivo X Estar ocupado

Antes de realmente falar sobre exercícios e técnicas para aliviar a ansiedade, gostaria de trazer uma reflexão para que a gente possa repensar o que realmente significa ser produtivo.

Muitas vezes pensamos que ser produtivo é conseguir fazer todas as tarefas da nossa agenda. Mas não necessariamente!

Ser produtivo só significa fazer tudo da agenda do dia quando isso significa que sua agenda está clara, objetiva e curta, com prioridades bem definidas. Se ela está fugindo disso, pode significar que  você está com uma rotina ocupada e não produtiva.

Ser produtivo Ser ocupado
  • Priorizar as tarefas mais importantes;
  • Fazer o essencial é o bastante;
  • Priorizar a qualidade do trabalho feito;
  • Respeitar seus limites.
  • Acaba sempre fazendo um pouco de tudo durante o dia;
  • Se sente insatisfeito mesmo fazendo várias tarefas;
  • Usa os esforços para fazer mais, priorizando a quantidade;
  • Deseja fazer o máximo que pode até se cansar.

Entender isso nem sempre é fácil. Temos muito enraizado a ideia de que ser produtivo é produzir muito – quando, na verdade, significa produzir o que é necessário, respeitando nossos limites. Porém, é um exercício mental que precisamos fazer para nos libertarmos de ideias que nos limitam e que nos aprisiona.

Técnica de respiração diafragmática

Toda pessoa que deseja aprender a lidar com a ansiedade e cuidar melhor do seu bem-estar de modo geral precisa aprender a respirar. Esta é uma das técnicas para aliviar a ansiedade mais poderosas que há.

A respiração é a nossa principal ferramenta calmante. Os benefícios de aprender a respirar adequadamente e tornar isso um hábito são inúmeros:

  • Ao respirar profundamente o corpo entende que pode relaxar um pouco mais;
  • Nossos músculos aliviam a tensão;
  • Batimentos cardíacos desaceleram;
  • Atividades cerebrais desnecessárias (que causam estresse) do momento são inibidas.

Dessa forma, quando você respira profundamente – especialmente quando usa o diafragma – você consegue se acalmar com mais rapidez, permitindo que seu corpo relaxe, seu cérebro fique mais tranquilo e você se sinta mais em paz.

Como fazer a respiração diafragmática em passo a passo

  • Sente-se confortavelmente e repouse uma de suas mãos sob a barriga;
  • Inspire profundamente por 4 segundos, sentindo a sua barriga encher;
  • Prenda o ar durante 2 segundos;
  • Expire lentamente por 6 segundos, soltando o ar gradualmente;
  • Fique dois segundos sem inspirar nem expirar;
  • Repita mais 9 vezes.

Buscando fazer desse exercício um hábito, especialmente logo ao acordar ou antes mesmo de definir as suas tarefas do dia, você consegue ter mais tranquilidade para lidar com tudo que precisa ser feito e, assim, construir uma rotina mais produtiva, priorizando o seu bem-estar.

técnicas para aliviar a ansiedade e melhorar a respiração

Exercício do Ponto Zero

O exercício do ponto zero é uma forma excelente de você conseguir controlar um pouco a ansiedade quando está diante de várias tarefas que precisam ser feitas, mas além de estar sem concentração, também não consegue decidir o que deve priorizar.

Passo a passo para o exercício:

  • Pare tudo que estiver fazendo e reduza sua atenção nos detalhes ao redor.
  • Perceba quantas coisas diferentes estão dividindo a sua atenção nesse momento. Vá fechando/desligando tudo que está consumindo a sua atenção e energia: notificações, televisão ligada, abas no navegador, aplicativos abertos…
  • Faça o exercício da respiração diafragmática e vá esvaziando a sua mente.
  • Pegue uma folha de papel e anote a tarefa que você precisa fazer e concluir dentro de meia hora, no máximo. Então, comece a fazê-la.
Na hora de escolher a sua tarefa é muito importante você limitar as opções por prioridade de entrega/ necessidade para que a tarefa seja feita imediatamente, deixando para se preocupar com demais tarefas após a execução da primeira.

A escolha da tarefa precisa ser algo simples que você conseguirá realmente completar em pouco tempo, assim você já começa o seu dia riscando o primeiro objetivo da lista e se sente mais motivado a continuar trabalhando e produzindo.

Pode ser que nas primeiras vezes esse exercício não funcione perfeitamente, mas isso é normal. O ideal é que você vá treinando a sua mente e tentando em dias diferentes, com mais determinação e persistência. Lembre-se de que quando o assunto é ansiedade e produtividade não existe método milagroso, apenas aquilo que funciona com você.

Momentos de silêncio e concentração

Você já prestou atenção no quanto de informação que absorvermos em um dia?

E o quanto de ruídos que estamos expostos durante o dia? Áudios de clientes que ouvimos diariamente, as reuniões que participamos, trânsito, músicas, notícias, vídeos nas redes sociais, séries e filmes…

Enfim, difícil é ter um tempo de silêncio. Mas é extremamente necessário – especialmente para quem trabalha com criatividade!

Momentos de silêncio, mesmo que por alguns minutos por dia, ajudam a aguçar a sua percepção e ajudam a acalmar o seu estado de espírito do momento.

O silêncio é essencial para você se conectar consigo mesmo, ser mais consciente, tomar melhores decisões e ter mais autoconhecimento.

O silêncio é a fonte de grande força. Lao Tzu

E como isso te ajuda a lidar com a ansiedade? Claro que o silêncio por si só não bastaria. É necessário fazer desses momentos um hábito que atua muito mais na prevenção de estresse, ansiedade e esgotamento mental.

Portanto, se você trabalha com uma rotina cheia de tarefas, processando muitas informações, se comunicando constantemente e lidando com muito estresse, é essencial tirar tempos para que você possa ouvir seus próprios pensamentos e emoções, de forma que seja possível processar e compreender cada um deles. Isso te ajudará a evitar muito desgaste emocional.

poder do silêncio e a ansiedade

Priorize apenas o essencial

Qual é a real necessidade de ter três aplicativos diferentes para organizar suas tarefas do dia?

As ferramentas que nos possibilitam ter uma vida mais prática podem, muitas vezes, nos sufocar muito -e  ser mais uma fonte de ansiedade do que realmente de praticidade e produtividade no dia a dia.

Por isso, se você realmente quer ser produtivo é importante reduzir tudo para o essencial. E, de certa forma, isso vai ajudar você a lidar muito melhor com a ansiedade.

Afinal, não faz nada bem você ter que gerenciar diversas coisas durante o dia e sempre sentir aquele peso de que não consegue dar conta de tudo, quando, na verdade, muitas dessas coisas que você realmente quer dar conta nem mesmo deveriam ser prioridades.

Portanto, é o momento de você fazer a limpa em tudo que você precisa gerenciar durante o seu dia e dar uma atenção especial aos aplicativos e contas que cumprem a mesma função!

Simplifique!

rotina produtiva sem ansiedade

4 Coisas para se ter em mente na rotina

Por fim, quero compartilhar cinco conselhos que me ajudam quando a ansiedade quer tomar conta e que acabam me ajudando também a ter uma rotina muito mais produtiva:

  1. Transformar grandes desafios em pequenas tarefas: sabe aquela atividade que consome a sua energia só de você imaginar realizando? Ela se torna muito mais simples (mais fácil de ser executada e um motivo a menos de ansiedade) quando você resolve dividi-la em pequenas etapas que podem ser resolvidas em poucos minutos;
  2. Lidar com uma coisa de cada vez: isso realmente é um desafio para a mente ansiosa que acaba cogitando tudo ao mesmo tempo, e nutrindo ainda mais a ansiedade, o desespero e a insatisfação. Mas uma coisa é certa: você não vai conseguir dar conta de tudo ao mesmo tempo, então nem tente;
  3. Invista tempo naquilo que você sabe que precisa, mas acha que pode ser “perda de tempo. Isso vale para muitas coisas: momentos de reflexão que você gostaria de tirar durante o seu dia, tempo para ler um livro, assistir um documentário ou até mesmo ver coisas engraçadas para aliviar a mente. Tudo isso é útil se te ajuda a se sentir melhor, mais leve – e você não precisa se sentir culpado por nada disso;
  4. Invista em você: tenha uma boa noite de sono, faça boas refeições, converse com pessoas que você gosta e que fazem você se sentir bem, invista em autoconhecimento para aprender seus pontos forte e reconhecer também seus limites. Tudo isso são hábitos que fazem muita diferença na nossa rotina e acabam influenciando na nossa saúde mental e, consequentemente, até mesmo na nossa produtividade.

Compartilhe com a gente, do Foca e Faz, o que te ajuda a manter uma rotina produtiva e sem ansiedade! E aproveite para compartilhar esse artigo com amigos que se interessam pelo tema 😉 

 

Quer aumentar seus ganhos como Freela?
E-book completo e grátis que vai te ajudar agora a aumentar em até 82% o seu rendimento.