trabalhar escrevendo na internet

7 Maneiras de ganhar dinheiro escrevendo na internet

Sim, você pode ganhar dinheiro escrevendo – e nem é tão difícil quanto parece! Existem inúmeros trabalhos para oferecer como redator freelancer e indicamos aqui 7 formas para você começar!

Eu descobri que meu hobby de escrever poderia se tornar o meu trabalho quando ainda tinha 15 anos.

Eu escrevia em um blog pessoal e acabei me tornando redatora freelancer quando fui convidada par ser colunista de um site sobre festa de casamento.

Depois disso trabalhei de muitas formas: em uma pequena agência, em sites de freelas, diretamente para clientes, por indicações…

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E fui embarcando em muitos tipos de trabalhos que um redator freelancer pode oferecer!

Foram muitos clientes, muitos projetos, muitos textos.

Você pode trabalhar escrevendo como freelancer de muitas formas diferentes – e esse é um mercado que nunca falta job.

Vou te contar algumas opções que você tem para ganhar dinheiro escrevendo na internet!

Artigos para sites

A forma mais tradicional com que os redatores freelancers trabalham é escrevendo para sites.

Todo site precisa ter conteúdo. E você já parou para pensar em quantos sites existem na internet? E quanto conteúdo é necessário para manter os sites atualizados?

Esses conteúdos são escritos por pessoas como eu (e você!), que amam escrever.

Na Workana, você consegue encontrar cerca de 30 novos projetos diariamente somente para contratar redatores para escrever em sites.

Há muito mercado para quem deseja trabalhar escrevendo em sites e gerando conteúdo.

Mas, se você realmente quer trabalhar com isso e aproveitar essas oportunidades (que muitas vezes podem ser o primeiro passo para surgirem outros caminhos profissionais) é necessário aprender algumas outras coisas para complementar o seu trabalho.

Ter somente boas ideias e saber escrever corretamente não basta, isso é o mínimo.

Você precisa ser uma pessoa que consegue escrever textos envolventes, que prenda a atenção da pessoa ao máximo dentro de um site.

Além disso, precisa saber escrever para diferentes públicos.

E, a menos que trabalhe em um nicho muito específico (por exemplo, se você é estudante de direito e quer escrever para sites de advogados ou escritórios de advocacia), é importante saber pesquisar e aprender rápido, para poder pegar jobs variados.

Para escrever para sites também é importante aprender sobre técnicas de SEO, que precisam ser aplicadas ao texto para que ele fique bem ranqueado no Google e outros sites de buscas.

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E-books

Quantas vezes você já entrou em um site e recebeu aquela mensagem para cadastrar seu e-mail e receber um e-book de graça?

Esses e-books funcionam como iscas digitais para a lista do e-mail marketing do site.

Por isso, existem também muitas oportunidades para redatores freelancers que desejam trabalhar escrevendo com este formato de conteúdo.

Já trabalhei para muitos sites escrevendo tanto os conteúdos dos artigos, quanto os e-books que eles disponibilizavam.

A grande vantagem para quem quer ganhar muito dinheiro escrevendo é que os e-books valem muito mais do que os artigos.

Basicamente, o e-book de isca é como se fosse um grande artigo, mas com um conteúdo mais aprofundado e organizado, seguindo uma sequência lógica entre capítulos e uma boa divisão de tópicos, que tornem a leitura mais fluida.

Além disso, muitas pessoas que trabalham vendendo e-books (seja como um produto único, ou como bônus em cursos e eventos online), também contratam redatores para isso.

como ser redator freelancer

Podcast

Entre todos os formatos que temos atualmente – texto, vídeo, áudio, imagem -, o áudio tem se destacado muito. Não é à toa que os podcasts tem se tornado uma grande aposta para os criadores de conteúdo.

E aí você pode pensar: ok, mas o que eu, redator, tenho a ver com isso?

E a resposta é: TUDO.

Nem todo mundo que cria conteúdo para internet consegue dar conta de todos os formatos que precisam produzir.

E, da mesma forma que as pessoas contratam profissionais para editar o áudio do podcast e criar seu banner de divulgação, elas também contratam redatores para escrever o roteiro do podcast.

E é nesta oportunidade que você consegue ampliar ainda mais os seus serviços para trabalhar escrevendo como freelancer.

Muitos criadores de conteúdo já buscam profissionais que sejam proativos, com boas ideias, com iniciativa e que conseguem criar formatos diferentes de roteiros para seus episódios.

Dica: Sempre converse bem com o cliente para entender o que funciona melhor para ele!

Na minha experiência, eu já percebi que existem clientes que preferem um roteiro bem estruturado, com frases exatas do que será dito ao longo do podcast.

Outros, preferem apenas tópicos e orientações sobre por qual assunto começar, os pontos principais para falar e a conclusão.

Além disso, alguns possuem um briefing bem detalhado e você apenas precisa organizar a sequência de ideias de forma que faça coerência.

Para outros, o serviço pode ir além (e você pode cobrar mais por isso!), em que você tem um tema básico e realiza pesquisas para entender o que tem de mais relevante no assunto para ser abordado.

Além disso, para começar a estudar esse novo formato, é ideal que você comece também a consumi-lo. Assim, conseguirá perceber a dinâmica de episódios de podcast e quais são os melhores formatos para montar seus roteiros e oferecer a seus clientes que estão se adaptando nesse novo formato de conteúdo.

Eu sempre enfatizo aqui que nunca devemos trabalhar de graça, mas, se você quiser ser um bom profissional (que é contratado mais vezes e indicado por seus clientes), você precisa entregar um bom conteúdo e ser o melhor profissional que seu cliente pode encontrar.

Para isso, ao ser contratado para escrever sobre determinado nicho, pesquise muito sobre ele: ouça podcasts que são “concorrentes” do seu cliente, sugira ideias, soluções e pontos de diferença que os seus roteiros podem alcançar para que o conteúdo do seu cliente se destaque.

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Roteiro de vídeo

Você já parou para pensar que cada comercial que assistimos foi escrito por um redator? Cada vídeo publicitário, anúncios no YouTube, vídeos institucionais de empresas, vídeos motivacionais para funcionários… Tudo isso foi escrito por redatores.

Além disso, a maioria dos canais do YouTube possuem um time de redatores que ajuda na elaboração de roteiro de vídeos, criação de pautas, pesquisas e afins.

Começar a oferecer seus serviços de roteirista para vídeos é uma excelente forma também de ampliar a sua atuação no mercado como redator.

Existem diferentes formas de roteiro:

  • Escrever exatamente o que o narrador vai falar no vídeo;
  • Escrever tópicos que devem ser abordados no vídeo em uma sequência lógica;
  • Escrever o texto que será narrado e dar suas sugestões para as imagens do vídeo e os efeitos.

O trabalho de um redator ainda pode envolver a pesquisa de temas com a elaboração de tópicos do assunto.

Para isso, é claro, você precisa estudar, observar, assistir outros vídeos e entender o que funciona e o que não funciona em diferentes estilos.

Mas quanto mais você consegue fazer, mais você consegue ganhar também.

Se você tem uma formação específica, isso pode ser ainda mais útil! Por exemplo, se tiver formação em finanças, pode ser roteirista para canais de finanças; o mesmo vale para contabilidade, direito, educação, entre muitas outras áreas.

Conteúdo de redes sociais

Um dos trabalhos que mais me ajudou na minha carreira freelancer foi escrever textos para redes sociais.

Pensa comigo: um profissional que gerencia seu próprio negócio muitas vezes não tem tempo de criar todo conteúdo para sua redes sociais.

Além disso, ele não tem experiência com isso também e gastaria muito tempo e energia tentando aprender como escrever conteúdos envolventes para cada formato.

E vamos combinar que são muitos, né? Posts no feed, stories, roteiros de lives, de IgTv, pensar no tema de cada assunto a ser abordado, de perguntas e respostas que ajudem a audiência…

Foi percebendo essa demanda que eu comecei a oferecer meus serviços como redatora para redes sociais.

Eu fazia o calendário editorial daquele profissional e suas publicações semanalmente, também produzia conteúdos específicos para stories, ajudava nos roteiros de lives e vídeos para IgTv.

Para isso, eu pesquisei sobre o nicho de cada um deles, seu público, entendendo seus serviços e escrevendo textos que ligavam a necessidade do público ao serviço do meu cliente.

Além disso, o diferencial era que o conteúdo estava todo interligado: cada post conversava entre si e construía a autoridade do cliente no seu nicho de atuação.

como ganhar dinheiro sendo redator freelancer para redes sociais

Copywriter

O copywriter é aquele que escreve com o objetivo de persuadir o leitor para uma venda.

Para isso, é claro, ele precisa dominar várias técnicas diferentes e conseguir produzir um texto que convença quem está lendo de que precisa daquele produto ou serviço, e, assim, o leve a agir com uma finalidade específica.

O copywriter precisa entender bem dos desejos humanos – o que levam as pessoas a agir de determinada forma, a querer algo -, e precisa saber usar isso de forma estratégica em sua escrita.

O copy ele pode escrever páginas de vendas de cursos, produtos e serviços, pode escrever e-mail marketing, o texto que irá nos anúncios nas redes sociais e até mesmo os roteiros desses anúncios que serão gravados.

E é por isso que ele precisa saber aplicar técnicas que passem ao leitor a sensação de segurança, de necessidade, de solução, de escassez – os famosos gatilhos mentais.

E com o número de infoprodutos e de pessoas que trabalham com a criação de conteúdo na internet e precisam desse serviço, pode apostar: não vai faltar trabalho para quem pode escrever boas copys!

Ghostwriter

O ghostwriter (ou escritor fantasma) é aquele redator que escreve e vende não somente o seu texto, como também a autoria do mesmo.

Muitos redatores trabalham como ghostwriter sem nem mesmo perceberem que estão fazendo isso.

Mas além dos serviços acima que você pode oferecer dessa forma (vendendo tanto o serviço quanto os créditos), você também pode ampliar sua atuação e ganhar dinheiro escrevendo livros como ghostwriter.

Essa é uma prática muito comum no mercado e que pode dar um bom dinheiro para o redator.

Mas é necessário ter atenção, pois você pode oferecer esse serviço de formas diferentes.

Por exemplo, você pode escrever o livro inteiro sozinho, apenas com a orientação básica e um briefing bem definido sobre os temas e o objetivo central daquele livro.

Ou você pode escrever em conjunto com a pessoa que será a autora do livro.

Neste caso, você dará suas sugestões, ouvirá as ideias da pessoa, organizará todo o conteúdo, e usará sua experiência como redator para aperfeiçoar a obra e deixá-la bem escrita.

Ainda existe a opção do ghostwriter trabalhar com apenas a parte da pesquisa do livro, em que ele vai ajudar o autor a encontrar todas as informações fundamentais para escrever aquela obra. Assim, sua função será baseada somente na pesquisa e os dados, sendo o restante da escrita do livro a cargo do próprio autor.

A forma com que esse trabalho funciona vai depender muito do seu cliente e o que ele espera com o livro e, por isso, é essencial que nesse serviço tudo seja o mais claro o possível para evitar problemas depois.

Só que uma coisa é certa: quanto mais você faz e quanto mais valor você gera para seu cliente, mais você pode cobrar!

E todo mundo está disposto a pagar o que for justo por uma boa solução.

Essas são apenas algumas de vários opções para quem busca trabalhar escrevendo como freelancer.

Quanto mais formatos e técnicas você domina, maiores suas chances de ganhar dinheiro escrevendo na internet!

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